Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao

Projetos ao Quadrado

sábado, 16 de novembro de 2013

driver para flyback simples

Hoje irei postar um tutorial de como criar alta tensão ou (voltagem) com baixa corrente ou (amperagem).
leia o texto até o final para saber o`que você esta fazendo.

lista de materiais
Você precisara de :

1resistor de 220 ohms por 5w
1resistor de 22 ohms por 1 w
1 dissipador de aluminio para transistores to-3
1 transistor 2n3055
1 transformador flyback
1 fonte de preferencia 12v 1A
 e 1metro de fio (esse tanto da e sobra mas sabe como é ''é melhor prevenir do que remediar"

Um flyback  novo custa R$10,00 . Mas é possível encontrar em uma loja que conserta televisões antigas,  e você as vezes consegue de graça, é só pedir ao balconista qualquer flyback, pois qualquer modelo de flyback serve então peça o mais baratinho.



Para começar primeiro você enrola duas bobinas na parte em que o ferrite sai do flyback.

vamos chamar  a bobina maior de primaria e a menor de feedback.

a primaria deve ter pelo menos 6 voltas mas quanto mais voltas melhor .
e o feedback deve ter 2 voltas.






tendo feito isso você deve colocar o transistor no dissipador pois o transistor esquenta muito e sem o dissipador pode queimar.

 depois é só seguir o esquema abaixo e soldar os componentes.




depois de soldar tudo é só ligar na fonte e deverá estar funcionando.


tensão gerada aprox.10 kv(10,000volts)
corrente gerada 15 mA

Eu me esqueci de mencionar de que pode-se usar outros transistores que tenham as seguintes especificações
high speed power transistor 
e
high voltage transistor 

leia a informação abaixo.



                                                             ATENÇÃO
A ALTA TENSÃO GERADA NESTE PROJETO É MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA CAUSAR UMA PARADA CARDIACA E MATAR E EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER CONSEQÜÊNCIA QUE ESTE PROJETO POSSA TRAZER JUNTO COM SEU MAU USO.






22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Posso ussar outro tipo de transistor ?

    ResponderExcluir
  6. qual a finalidade disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conhecimento da alta tensa e frequência variável!

      Excluir
    2. É uma fonte de alta tensão de pequeno porte. Pode ser usada para acender lâmpadas de neon, para alimentar bobinas de tesla, entre outros.

      Excluir
  7. Qual outro tipo de transistor posso usar por favor me respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer transistor BJT NPN que aguente a corrente e tensão aplicadas sobre ele. Procure o datasheet do 2N3055 e compare.

      Excluir
  8. Fiz tudo certo más não funcionou. Que tipo de fonte e qual a sua característica.

    ResponderExcluir
  9. Fiz tudo certo más não funcionou. Que tipo de fonte e qual a sua característica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte usada foi de 12V 1A, mas se não funcionou pode ter ligado alguma das bobinas inversamente, tente inverter os terminais.

      Excluir
  10. Amigo! quero lhe falar uma coisa! Quem não tiver o 2n3055 pode usar o IRFZ44N fiz no meu de deu certinho... procurei na net com MOSFET e ninguém havia publicado nada! Agora estou lhe passando minha ideia! Fiz os testes e saiu ótimo! O MOSFET esquenta menos que o transistor e é bem potente aguentando maior corrente! Espero que goste de minha ideia é publique aqui pois não a na net um heartley com MOSFET. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho esse transistor, poderia dizer como liga ele no lugar do 2sn ? porque eu não sei muito de mosfets não kkkkkk

      Excluir
  11. muito legal, e depois desse aviso eu fico pensando de eu realmente vou montar um desses kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. ALAN DE OLIVEIRA CARDOSO6 de fevereiro de 2020 às 09:05

    tentei fazer mas não funcionou , estou usando uma fonte da oitv acho que esse é o problema, não liga de jeito nenhum

    ResponderExcluir